domingo, 1 de janeiro de 2017

Dra. Ruth Ferreira de Aquino Noleto - Uma Mulher Além do Seu Tempo.

Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. Avenida Pedro Neiva de Santana em Imperatriz (MA).


Dra. Ruth Noleto ao lado do seu esposo, o médico Dr. Raimundo Noleto, na pose de Renato Moreira como prefeito de Imperatriz (MA), em 31 de janeiro de 1970.


A tradicional foto de formatura no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Distrito Federal - Rio de Janeiro em 1956.



Convite de Formatura - 1


Convite de Formatura - 2


Convite de Formatura - 3


Convite de formatura - 4


Convite de Formatura - 5

Como candidata a vice-prefeita de Imperatriz na chapa do candidato Arruda (MDB), em 1973.


Dra. Ruth Ferreira de Aquino Noleto, uma mulher que faz parte da história de Imperatriz MA, médica, muito ajudou os menos favorecidos que a procuravam. Com seu esposo, o médico Raimundo Noleto Filho, fundaram em novembro de 1966, o Hospital São Raimundo, na época um dos maiores hospitais do interior do Maranhão, com 120 leitos, estava situado na avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Maranhão e Piauí. Dra Ruth era uma mulher além do seu tempo, em uma época em que as mulheres, na sua maioria, viviam isoladas politicamente em nossa região, ela já se posicionava como uma líder política, atuando pelo partido de oposição a ditadura militar vigente no país, o MDB, onde foi candidata a vice-prefeita da cidade no início dos anos 1970. Dra. Ruth nos deixou um legado de carisma, bondade, profissionalismo, educação, perseverança, e acima de tudo um caráter inabalável, cumpriu sua missão com dignidade aqui neste mundo, sendo hoje reconhecida pelo governo estadual que, em sua homenagem, nomeou um dos maiores hospitais públicos do estado com seu nome, o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana em Imperatriz Maranhão.
Dra. Ruth Noleto formou-se em medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Distrito Federal, na época a cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1956.
 Nasceu em Januária (MG) em 27 de abril de 1931 e faleceu em Belém (PA) em 28 de janeiro de 1990, deixando 3 filhas, Zilda Noleto (in memorian), Zilah Noleto e Zeila Noleto.


As imagens, algumas raríssimas da Dra. Ruth Noleto, mostram o Hospital estadual em sua homenagem, com seu esposo, Dr. Raimundo Noleto na pose do prefeito Renato Moreira em 31 de janeiro de 1970 em Imperatriz MA, a foto de formatura do curso de Medicina, O convite da formatura e o cartaz de sua candidatura como Vice Prefeita de Imperatriz  em 1973.

Esta homenagem a Dra. Ruth Noleto, foi publicada em minha página no Facebook, Imperatriz Maranhão, Sua História, Sua Gente, em 27 de dezembro de 2016. (Fernando Cunha).
https://www.facebook.com/imperatriz.historica/

2 comentários:

  1. E enquanto isso... No sério... Em âmbito nacional...

    O PRIMORDIAL:

    A educação (e a ARTE), como desejava Cristovam Buarque ainda no ínicio desse século com um projeto fabuloso, abortado pelo populista Lula em seu 1º governo, tinha que ter sido PRIORIDADE. Não foi. Eis aí o PeTê.

    Sim, é hora de se livrar dos trastes. Mas também dos TRASTES DE suposta ESQUERDA.


    E quanto as questões políticas atuais no Brasil, discutidas, só sei que o primordial é o seguinte:

    o LULOPETRALHISMO (muitas vezes “esquecido” de crítica dos blogs…):

    Lula é um perigo para a volta à normalidade, Lula é o atraso e o prejuízo. Retrógrado, nivelando tudo por baixo. Um homem mentiroso VIGARISTA, PeTralha e Picareta.

    Lula é incompetente, e foi incompetente quando apostou naquela mulher ignorante em ECONOMIA cujo nome é Dilma Rousseff.


    O PT tem orgulho de se dizer de esquerda (sentindo com essa identificação pessoal uma vaidade de se "acharem"). Mas PT é pseudo-esquerda, certamente. Hipocrisia publicitária e pura propaganda.

    O PT (sobretudo o Lulismo) já está fazendo Campanha (infiltrado nos blocos de Carnaval, disfarçado).

    ResponderExcluir
  2. É complicado tudo isso.vamos ter cuidado na hora de votar

    ResponderExcluir