quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MISSIONÁRIO CATÓLICO ALBÉ AMBROGIO - IMPERATRIZ MARANHÃO EM 1968.


O jovem missionário leigo católico Albé Ambrogio, pouco antes de sobrevoar Imperatriz junto ao saudoso piloto Ciro Santana, quando então registrava para a posteridade imagens de uma pequena cidade, ainda com suas humildes casas e sem nenhuma rua asfaltada, mas o amor deste jovem por seu novo lar, cidade que o acolheu continuou  até o dia em que partiu para a eternidade em 13 de março de 2009, fazia com que registrasse imagens inéditas de Imperatriz para a história.
Ambrógio faleceu na cidade de Gaggiano, próximo à cidade de Milão, Itália, onde morava há vários anos com sua esposa Letizia e filhas.
Ambrógio chegou à Imperatriz no final dos anos 1960, sem falar uma única palavra em português, aprendeu a falar nosso idioma através dos contatos com as pessoas das comunidades católicas que visitava, onde fundou os grupos de jovens, o primeiro foi o Grêmio Juvenil Católico, da paróquia de Santa Teresa, e o Clube das Mães, que funcionam até hoje em todas as igrejas católicas da cidade. Incentivou a prática de esporte entre os jovens, assim também como as artes cênicas através de belas apresentações no salão paroquial de Santa Teresa, apresentações estas que todos conhecíamos como "dramas", e chamavam a atenção da população, pois na época não tínhamos televisão. Dentre os membros do clube de jovens que atuavam nas peças teatrais,  estavam, Valdizar Lima, Itapoan Martins e seus irmãos Irapoan Martins  e IlaiseMartins, José Carlos Amazonas, os irmãos Ozias Vieira , Oziel Vieira , Arlete Vieira e Maria do Carmo Viera, Dolina Miranda, Rui Miranda  e Rosa Miranda também irmãos, Edmilson Franco, os também irmãos Giovane e Maria Carvalho, Kleber Pará e outros... Resumindo, Ambrogio ficou em Imperatriz até 1974, quando retornou à Itália, só retornado 1994, já casado com Letizia Monti, também italiana e com suas duas filhas.
Ambrógio, depois de 1994,  vistava constatemente nossa cidade, além de manter contato quase que diário por telefone com muitos dos amigos que aqui deixou. Ah, finalizando, a semente aqui plantada por Ambrogio na mente dos jovens que tanto influenciou, germinou, cresceu gerou frutos e,  hoje temos a Associação Humanitária de Imperatriz Albé Ambrógio, que presta ajuda às famílias carentes do bairro Vila Davi II, localizado nas margens da BR 010 na periferia de Imperatriz.

Foto: Arquivo da Associação Humanitária de Imperatriz Albé Ambrogio.

4 comentários:

  1. Entre meado de 1971 e final de 1973 convivi com Albé Ambrósio ai em Imperatriz. Convivi com vários jovens que frequentavam a Casa Paroquial e nela cheguei a residir. Instalei o antigo Movimento de Alfabetização, juntamente com o Ambrósio e fiz várias amizades que, lamentavelmente, se perderam no tempo. Moro no Rio de Janeiro, onde sou advogado. Gostaria manter contato com os antigos companheiros que se lembrarem de mim.

    Luís FERNANDO Maciel BALATA (lfmbalata@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando,
    Sou o Ozias Vieira da Silva. Fui o Primeiro Presidente do Grêmio Juvenil Católico de Imperatriz.
    Sou hoje Professor no Distrito Federal, estamos em greve contra as atitudes arbitrarias do Governador Rodrigo Rollemberg.
    Meus contatos: 61 82727777 WhatSapp, oziasvieira@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando,
    Sou o Ozias Vieira da Silva. Fui o Primeiro Presidente do Grêmio Juvenil Católico de Imperatriz.
    Sou hoje Professor no Distrito Federal, estamos em greve contra as atitudes arbitrarias do Governador Rodrigo Rollemberg.
    Meus contatos: 61 82727777 WhatSapp, oziasvieira@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ozias.
      Sou advogado no Rio de Janeiro e meu contato são:
      Cel 21 992873468
      Facebook: Luís Fernando Maciel Balata
      e-mail lfmbalata@yahoo.com.br

      Excluir